dezembro 2015

Elaborando uma estratégia: além do tradicional blended learning

Hoje, existem vários métodos pedagógicos à disposição: presencial, e‐learning, aulas virtuais, quizzes, mídias sociais, e assim por diante. O desafio é achar um equilíbrio ou combinar esses métodos de forma inteligente e estruturada para aperfeiçoar o aprendizado. A fórmula especial do blended learning procura atingir esse objetivo.

Iniciativas anteriores de blended learning foram criticadas por não estarem estruturadas de acordo com a realidade dos ciclos de aprendizagem. A função dos profissionais de treinamento é trabalhar essa abordagem para que assim, possam extrair o verdadeiro potencial da educação digital.

Os programas atuais de blended learning são muito mais que alternar módulos não obrigatórios de e-learning e encontros presenciais. Quando integrados de forma inteligente, os vários métodos permitem personalizar trilhas de aprendizagem e proporcionar aos alunos o apoio necessário durante o processo de aprendizado, desde as avaliações antes de curso até o reconhecimento final de competências.

Primeiro, identificar objetivos relevantes!

News_Elaborando-uma-estrategia-01_PT
Se você quer cumprir seu papel de parceiro de negócios, você precisa estabelecer metas relacionadas tanto a mudanças nas práticas de trabalho quanto ao impacto nos negócios. Em outras palavras, as metas devem estar alinhadas com a estratégia corporativa. Preste atenção às falsas necessidades e falsos objetivos! Se uma iniciativa de educação digital oferecer somente a opção de acesso por áreas de conhecimento, é improvável que ela tenha sucesso. Do mesmo modo, por mais que seja tentador capacitar a equipe de vendas em negociação apenas para fazer frente à concorrência, essa não é a única solução. Treinar a equipe para lidar com diferentes situações e preservar margens de lucro é uma lógica melhor. Não se pode avaliar o ROI de um treinamento apenas com base nos índices de satisfação dos alunos.

É claro, mudanças não acontecem em um ou dois dias. Com um programa blended, seu calendário é um pouco diferente. Aqui, o treinamento não é um seminário de três dias que acaba quando as pessoas vão para suas casas: é um processo mais longo, que permite apoiar a mudança e observar seu impacto nos negócios.

Essa abordagem também significa que a forma como os gerentes definem as especificações para um programa de treinamento mudou. Saber quantas pessoas precisam de treinamento, quando, por quanto tempo e sobre quais assuntos, não é mais o suficiente. Em um programa blended, o instrutor pergunta quais são as mudanças esperadas em seis meses. Portanto, é necessário pensar com cuidado na estratégia: conseguir definir as metas e as necessidades de negócios lhe darão argumentos fortes para justificar suas escolhas. Você não rejeita um treinamento só por falta de verba; agora, você consegue priorizar seus objetivos de treinamento de acordo com o efeito esperado nos negócios.

Conhecendo as principais etapas do blended learning

Nesta parte, descrevemos as principais fases do processo da educação digital.

• Começando com uma avaliação
    Para dar início a um programa de treinamento, os alunos devem estar cientes dos conhecimentos que precisam adquirir, para isso, o curso precisa começar com uma avaliação. Um questionário antes do curso possibilita determinar o nível de conhecimento dos alunos em diferentes áreas e, assim, identificar o que será trabalhado. Considerando que, no presencial, cada participante deva dominar dez assuntos antes do primeiro encontro, à distância, ele recebe, após a realização do questionário, indicações do que precisa fazer para adquirir as competências faltantes. Claro que as indicações dependem dos resultados obtidos no questionário por cada aluno.
  • O equilíbrio entre individual e coletivo
    Nem todos os alunos precisam praticas as mesmas coisas. O instrutor precisa entender como cada indivíduo lida com a mudança, e não tentar mudar a abordagem de todos. Esse é um desafio para o instrutor, porque implica uma postura de coaching individual em um cenário coletivo. É necessário priorizar, apoiar as pessoas durante a mudança, e não exigir muito delas; mas ao mesmo tempo você precisa confiar na capacidade do aluno de aprender. Na fase prática, o feedback é personalizado.
  • Desafiando os alunos
    Um programa de treinamento deve fazer com que os alunos saiam de suas zonas de conforto e os coloquem em situações difíceis, para que observem o que ainda não sabem e comecem a mudar. Educação corporativa de sucesso requer esforços. Na fase de implementação, o nível de apoio proporcionado depende da personalidade e das necessidades de cada pessoa. Embora seja certamente um desafio adaptar suas orientações quando se tem três meses para treinar 400 pessoas, a educação digital derruba as barreiras de isso ser impraticável. Use o aspecto social da aprendizagem e ferramentas colaborativas para fazer com que os alunos trabalhem juntos em pequenos grupos, de acordo com seu nível ou áreas que mais precisam de melhorias.

Dê mais um passo
para sua transformação