dezembro 2015

Mais visibilidade para a educação corporativa – o Relatório Anual

A maturidade da organização e a indústria em que ela atua são fatores fundamentais na hora de selecionar os indicadores para provar o valor da educação corporativa. Neste texto, Jan Rijken nos oferece um modelo flexível de relatório que leva em consideração esses dois aspectos, e que corresponde melhor ao cenário da educação corporativa contemporânea.

As entrevistas com os mais de 50 diretores de educação corporativa revelaram 6 diferentes grupos com indicadores confiáveis para compor o relatório anual de educação corporativa. Com base nas necessidades da sua organização, você pode selecionar indicadores relevantes a partir dessas duas linhas abaixo.

Por quais atividades a equipe de T&D é responsável e como ela opera?

• Básico: visão geral dos KPIs relacionados às atividades básicas de T&D feitas em sua empresa, atividades principais que não podem faltar. Quais atividades devem estar presentes no relatório?
  • Eficiência: além das contribuições básicas, esses KPIs mostram a eficiência da equipe de T&D. Os recursos foram otimizados para gerar o máximo de resultados?
  • Educação digital: KPIs específicos para organizações que possuem uma iniciativa de educação digital, indica o progresso da educação digital. Em qual estágio a educação digital está na empresa e ela está valendo a pena?
  • Operações e conquistas do T&D: uma visão geral com KPIs quantitativos e descrições qualitativas. Como o departamento de educação corporativa está fazendo seu trabalho?

Qual é o impacto das atividades de T&D na performance ou na eficiência?

• Efetividade do T&D: indicadores que demonstram o impacto das iniciativas de T&D. Até que ponto as iniciativas de T&D impactam a performance dos colaboradores e os objetivos do negócio?
  • Efetividade do T&D no que diz respeito a desafios estratégicos: indicadores que demonstram o impacto em pilares estratégicos da organização. Até que ponto as iniciativas de T&D impactam a performance de novos colaboradores ou talentos e da liderança da organização?

Clique aqui para ver o relatório anual de educação corporativa

O próximo desafio é passar dos KPIs individuais para um relatório anual integrado e, então, aumentar a credibilidade e visibilidade. O Relatório Anual de Educação Corporativa pode ajudá-lo(a) nessa jornada. Importante ressaltar que a produção de um relatório como esse depende de objetivos bem definidos, recolhimento de dados e análise. Seu relatório deve corresponder ao nível de maturidade da sua empresa e ir de encontro às necessidades do negócio e dos stakeholders de RH. Sendo assim, não existe um modelo que sirva para todos. Em vez disso, o relatório deve ser produzido com base nas necessidades dos seus stakeholders estratégicos.

Agora que você já viu quais indicadores confiáveis podem compor seu relatório, quais são os próximos passos? Como você garante um relatório que aumente a credibilidade e visibilidade da educação corporativa?

Como aumentar sua credibilidade e visibilidade?

Partindo do pressuposto que líderes de educação corporativa podem, sim, aumentar sua credibilidade e visibilidade, recomendamos que eles revisem os grupos presentes no relatório e seus respectivos indicadores. Depois disso, eles podem dar início a ações em paralelo com suas capacidades específicas e seu ambiente:Analise as necessidades dentro do seu departamento de T&D

1. Analise as necessidades dentro do seu departamento de T&D
2. Reveja as capacidades de recolhimento de dados do seu T&D
3. Selecione o Relatório Anual de Educação Corporativa que atenda às suas necessidades
4. Esboce uma primeira versão do seu relatório e valide com seus parceiros de RH e T&D
5. Com base no feedback, esboce uma segunda versão e valide com seus sponsors.
6. Com base no feedback, desenvolva um modelo de relatório de educação corporativa para sua organização. Tenha como objetivo um relatório bimestral para parceiros de T&D e um anual para o quadro de diretores ou comunidade de RH e T&D.

De nada serve uma estratégia de educação corporativa se ela não está alinhada com os resultados da organização. O T&D não trabalho no vácuo. O propósito dessa função não é apenas fornecer treinamento. Pelo contrário, é dar poder e as ferramentas para que os colaboradores alcancem os objetivos do negócio. O Relatório Anual de Educação Corporativa oferece uma base poderosa para você demonstrar o alinhamento com a estratégia do negócio e a contribuição com os resultados da empresa. Acreditamos que ele tem o poder de ajudar líderes de educação corporativa a serem percebidos como parceiros de negócios dignos de crédito e respeito. O relatório também pode servir para manter um histórico de performance e sucesso contínuo, e oferece indício das áreas de investimento na organização.

REFERÊNCIAS:

Kirkpatrick, D. L. Evaluating Training Programs. 2ª edição, Berrett-Koehler Publishers. San Francisco, 1998.

Kaufman, R., Keller, J., & Watkins, R. What works and what doesn’t: Evaluation beyond Kirkpatrick. New Directions for Philanthropic Fundraising. 1996.

Dê mais um passo
para sua transformação